Esportes

Pedal FESM São Mateus por seu presidente Well

Em meio ao cenário de mobilidade urbana, a iniciativa do Pedal FESM emerge como um catalisador de mudanças positivas em São Mateus e região. Em uma entrevista exclusiva com Well, proprietário da empresa Well Cabeleireiros e um dos líderes deste movimento, desvendamos os pilares que sustentam esse grupo de ciclistas engajados. Conhecido por sua paixão pelo ciclismo e sua dedicação à comunidade local, Well compartilhou conosco os motivos que deram origem ao grupo, os desafios enfrentados e os objetivos almejados para o futuro. Por meio de ações integrativas e um diálogo construtivo com as autoridades municipais, o Pedal FESM busca não apenas promover o ciclismo, mas também reivindicar melhorias na infraestrutura viária e ampliar a conscientização sobre a mobilidade sustentável. Nesta entrevista, mergulhamos nas aspirações e conquistas desse grupo que pedala em prol de uma cidade mais inclusiva e ecologicamente responsável.

O que motivou a criação do grupo?
O grupo Pedal FESM foi criado por diversos motivos, como promover a prática do ciclismo, incentivar a mobilidade sustentável, criar uma comunidade de ciclistas locais e promover eventos e causas específicas relacionadas ao ciclismo.
Vimos a necessidade de unir os grupos de pedal da região. Em São Mateus existem muitos grupo, porém estavam caminhando sozinhos e para direções distintas uns dos outros. E o pedal FESM veio na tentativa de unir, não apenas os grupos, mas as ideias e objetivos de todos.

Fale um pouco sobre a integração do grupo com outros grupos de pedal de são mateus e região.
O resultado dessa união foi bastante interessante, pois conseguimos unir quase todos os grupos de pedal da região e isso acabou nos tornando um centro unificador dos interesses dos ciclistas de São Mateus.

Quais as demandas do grupo junto ao poder publico quanto a melhoria das condições para os ciclistas

As demandas vem mesmo antes da criação do grupo pedal FESM. A Frente Empresarial de São Mateus por ter um bom relacionamento com o poder público municipal, neste caso a Subprefeitura de São Mateus, principalmente na pessoa do Sr. Roberto Bernal Subprefeito, solicitou a implantação de uma ciclovia na avenida Satélite, aos moldes da existente na avenida Paulista, no canteiro central, elevada e com gradil nas esquinas, trazendo segurança aos ciclistas e pedestres.
Após a criação do Pedal FESM, enviamos solicitações de melhorias nas ciclofaixas e ciclovias da região, a reabertura do bicicletário do terminal São Mateus, conseguimos com a autoria do vereador Gilson Barreto, a alteração da lei n° 14.485 de julho de 2007 que inclui no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo o PASSEIO CICLÍSTICO PEDALA SÃO MATEUS, que se realizará anualmente no mês de setembro.
Trouxemos também para uma palestra totalmente gratuita a cicloativista e jornalista criadora do canal Bike é Legal no YouTube, Renata Falzoni. Palestra essa com mais de 100 ciclistas.
Nosso último evento foi o “Café da Manhã no Parque do Carmo”, onde estiveram presentes mais 120 ciclistas, mostrando a união que disse acima

Quais os próximos passos do grupo, quais as pretensões?
Não temos pretensões astronômicas, temos os pés no chão. Nossa intenção é fortalecer cada dia mais a mobilidade urbana sustentável em nossa região, trazer lideranças de grupos de outras regiões e principalmente dar voz aos ciclistas junto aos órgãos públicos.

*Todas as imagens utilizadas nessa matéria, são do arquivo do grupo enviadas pelo próprio Well

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo